A primeira igreja (Ermida) a ser construída no Rio foi a de São Sebastião?

Quase que provisória, sob ameaça da Confederação dos Tamoios, próxima ao morro São João no atual bairro da Urca,local onde foi fundada a cidade por Estácio de Sá estrategicamente, pois tinha a visão de quem entrava na Baía de Guanabara, assim como, de seu maior inimigo na praia de Uruçumirim ( Atual praia do Flamengo )
Porque não há menção sobre esta pequena Ermida? Padre Jose de Anchieta que acompanhou todo este processo escreve uma carta datada de 9 de Julho de 1565 ao Rei D. Sebastião e não faz nenhuma menção a construção da pequena Capela.
No dia 20 de Janeiro trava-se a última batalha chamada de Uruçumirim onde foram dizimados os confederados e franceses aliados, o fundador Estácio de Sá leva uma flechada no rosto, mais só vem a falecer no dia 19 de fevereiro.Ele foi sepultado exatamente nesta Capela e ali permaneceu até julho de 1566.
Com a transferência da Cidade Velha para o Morro do Castelo, o primo de Estácio de Sá,Salvador Correa de Sá da andamento a construção da nova igreja de São Sebastião em 1578.Finalmente em 1583 com o templo já terminado inaugura-se sob grande festas da população, translada-se os restos mortais de Estácio de Sá da antiga capela para o templo.
Esta igreja marco da fundação da Cidade Velha foi demolida em 1922 com a derrubada do morro do Castelo.
No dia 20 de janeiro de 1922 os restos mortais do nosso fundador e o antigo marco da fundação da cidade foram para um prédio na rua Conde Bonfim 290, que era a sede provisória da ordem dos Capuchinhos.
Dez anos depois as cinzas do nosso fundador finalmente chegou na nova igreja de São Sebastião dos Capuchinhos fundada em 1931 na rua Haddock Lobo em estilo Neo Bizantino.
Nesta bela Igreja podemos encontrar :

  • O marco de pedra da fundação da cidade com o escudo português esculpido
  • A imagem original de São Sebastião da igreja antiga
  • A lápide tumular de Estácio de Sá, 

 

Local da Fundação da cidade do Rio de Janeiro
A morte de Estácio de Sá, quadro do artista Antonio Parreira

 

Tampa da lápide de Estácio de Sá.
A igreja de São Sebastião em 1860. A exumação dos restos mortais de Estácio de Sá foi feita em 1862
Derrubada do Morro do Castelo
A CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

Comentários

comments