Rua do Ouvidor, agora entendo…. Seu papel… Da 1º de Março falta um passo pra ouvidor… ( Samba enredo do Salgueiro em 1991 )

A Rua do Ouvidor teve a sua origem por um desvio chamado anteriormente de “Desvio do Mar” em 1568, exatamente do ponto que fazia angulo com a Rua da Direita ( Hoje 1º de Março ). Por volta de 1590 passou a chamar-se de Rua de Aleixo Manoel cirurgião e Barbeiro de Fidalgos e um dos primeiros moradores.
Após a construção da Igreja Santa Cruz dos Militares passou-se a chamar Rua da Cruz.
Em 1650 rua do padre Homem da Costa.Houve tempo, porém, a partir de 1659, em que a distância entre Quitanda e Ourives foi sucessivamente rua do Gadelha, rua da Quitanda do Pedro da Costa e rua do Barbalho.
Ouvidores era a denominação dada aos magistrados no Brasil do antigo Império Português.Os ouvidores eram juizes nomeados pelos donatários das capitanais e posteriormente pelos Governadores Gerais e Vice-Reis.Quando o primeiro Ouvidor foi ali morar( Manuel Pena de Mesquita.) outros seguiram o mesmo passo.Devido a tantos Ouvidores a rua passou-se a chamar finalmente Rua do Ouvidor.
Uma estatística de 1862 informa que na rua do Ouvidor existiam 265 estabelecimentos comerciais, assim distribuídos de acordo com a nacionalidade dos seus donos: 91 franceses, 68 portugueses, 35 brasileiros, 4 suíços, 2 norte-americanos, 2 italianos, 1 alemão, 1 inglês e 1 espanhol.
Vibrou, em 1870, apinhada de gente, ao desfile da brigada do Coronel Francisco Pinheiro Guimarães, tornando dos campos do Paraguai. Formigou, de ponta a ponta, em apoteose a Osório, o herói do Tuiuti e Avaí.
Mas teve também os seus dias de desalento e indignação, de diz-que-diz, ansioso e boataria alarmante, de motim e chinfrineira.  A “Noite das Garrafadas”, a questão Christie, o “Imposto do Vintém”, certos malogros em Canudos,
Rua do Ouvidor, agora entendo…. Seu papel…Desviou do mar
E virou torre de babel …..
Fontes:
Memórias da rua do Ouvidor de Joaquim Manuel Macedo
Rua do Ouvidor por Gastão Cruls

FOTO: Eduard Hildebrandt (Alemanha, 1817-1868) RUA DO OUVIDOR 1844

Eduard Hildebrandt (Alemanha, 1817-1868)
Rua do Ouvidor , vou daqui pra lá

Comentários

comments